China cria nova tecnologia 'stealth', invisível para radares

Os cientistas chineses anunciaram a criação de um novo tipo de material que proporciona baixa visibilidade aos radares.
Sputnik

O professor Luo Xiangang e seus colegas do Instituto de Óptica e Eletrônica da Academia de Ciências de Chengdu criaram o primeiro modelo matemático que descreve o comportamento das ondas eletromagnéticas em contato com uma superfície de metal coberta de padrões microscópicos.

"Com seu novo modelo e avanços na fabricação de materiais, eles desenvolveram uma membrana, conhecida como 'metassuperfície', que pode absorver ondas de radar no espectro mais amplo já relatado", informou o South China Morning Post.

As afirmações de Luo e os comentários entusiastas sobre suas implicações podem constituir uma grande mudança na forma como as empresas desenvolvem aviões de guerra furtivos ou no equilíbrio de poder militar entre os operadores de tais aeronaves.

'Superfície metálica'

O desenvolvimento foi a base para a membrana conhecida como "superfície metálica" e que absorve emissões de radar no espectro mais amplo, informa a mídia.

A metassuperfície em que Luo está trabalhando é um exemplo do tipo de metamaterial que tem sido objeto de pesquisa em todo o mundo. Quando começar a aparecer em aeronaves, ele poderá melhorar as qualidades de invisibilidade em uma ampla gama de aparelhos no oceano Pacífico.

Comentar