Marinha iraniana confirma ter provas do tráfego diário de navios dos EUA no golfo Pérsico

O comandante da Marinha iraniana, Hossein Khanzadi, disse que Teerã observa todos os navios americanos que operam na região do golfo Pérsico e tem um arquivo de imagens de seus movimentos diários.
Sputnik

"Observamos todos os navios inimigos, especialmente os norte-americanos, ponto por ponto desde sua origem até o momento em que entram na região", disse o contra-almirante Khanzadi, nesta terça-feira (23), de acordo com o site de notícias do Young Journalists Club.

"Temos imagens completas e um grande arquivo do tráfego diário e a cada momento das forças da coalizão e da América", acrescentou o comandante, explicando que as imagens são capturadas por drones iranianos.

Essa declaração seguiu os comentários da apreensão de um petroleiro britânico que as autoridades iranianas acusaram de violar as regras marítimas.

À beira de um conflito

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, argumentou na segunda-feira (22) que a atual crise não foi causada pelas sanções dos EUA, mas pelo "zelo de conduzir o terrorismo" do Irã.

A Grã-Bretanha acusou o Irã de capturar o petroleiro em águas internacionais e anunciou uma força-tarefa europeia para proteger os navios que atravessam o estreito de Ormuz, uma via navegável crucial para o comércio de petróleo.

Em junho, Teerã e Washington chegaram à beira de um conflito depois que a República Islâmica ter derrubado um drone americano, quase provocando um ataque retaliatório que o presidente americano Donald Trump cancelou em último minuto.

Comentar