Notícias do Brasil

Toffoli determina que Petrobras forneça combustíveis a navios iranianos ancorados no Paraná

O presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Dias Toffoli, decidiu nesta quarta-feira (24) autorizar a Petrobras a fornecer combustível a dois navios iranianos que permanecem ancorados ao largo do porto de Paranaguá (PR), por falta de combustível.
Sputnik

A Petrobras se recusava a vender combustível às embarcações iranianas, afirmando que os navios estão na lista de empresas sancionadas pelos EUA.

A justificação da empresa brasileira era de que, se fornecesse o combustível às embarcações ancoradas, a própria companhia estaria sob o risco de sofrer sanções do governo dos EUA, escreve Folha de S.Paulo.  

Sem combustível, as embarcações iranianas que transportam milho brasileiro não conseguiriam voltar ao Irã. De acordo com as informações, o navio iraniano Bavand está carregado com 48 mil toneladas de mercadoria, enquanto o outro se encontra vazio.

Sendo um forte apoiador do presidente estadunidense Donald Trump, Bolsonaro avisou os exportadores sobre os riscos do comércio com o Irã, destacando que o Brasil apoia os Estados Unidos em relação à sua política no Oriente Médio.

O Brasil exporta mercadorias no valor de cerca de US$ 2 bilhões (R$ 7,5 bilhões), principalmente carne, milho e açúcar, sendo que Teerã compra um terço de todas as exportações do milho brasileiro.

Comentar