Pelo menos 20 combatentes do Talibã são mortos em ataques aéreos dos EUA no Afeganistão

Pelo menos vinte militantes do Talibã foram mortos em ataques aéreos liderados pelos EUA, conduzidos na província de Ghazni, no Afeganistão, informou a mídia local, citando os militares afegãos.
Sputnik

Os ataques aéreos foram realizados nas áreas de Syed Wali e Marwarda, no distrito de Qarabagh, informou neste sábado a agência de notícias Khaama Press, citando o 203o Corpo do Exército Nacional Afegão.

A operação é realizada logo após uma nova rodada de conversações de paz dos EUA e do Talibã no Qatar ter sido suspensa por dois dias.

Washington está tentando chegar a um acordo de paz com o movimento radical, propondo a retirada de suas tropas do Afeganistão em troca de garantias de que o país não seria usado como refúgio para terroristas.

Na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, concordaram em acelerar os esforços para encerrar uma guerra de quase duas décadas depois de um telefonema.

O telefonema aconteceu dias depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dito que poderia eliminar o Afeganistão do mapa, mas decidiu não fazê-lo, já que causaria 10 milhões de mortes. Os comentários foram posteriormente criticados pelo ex-presidente afegão Hamid Karzai como "um grande insulto" ao povo de seu país.

Comentar