Senado não derruba veto de Trump e EUA continuarão vendendo armas à Arábia Saudita

O Senado dos EUA não conseguiu derrubar o veto do Donald Trump e Washington continuará vendendo armas para a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e outros países.
Sputnik

O Senado dos EUA não conseguiu reunir os 67 votos necessários para substituir os vetos de Trump em três resoluções que bloqueiam as vendas de armas dos EUA

Na semana passada, Trump vetou algumas resoluções aprovadas com votos do Partido Democrata e Republicano que bloqueavam a venda de armas para a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e outros países da Europa devido a preocupações de que os armamentos estavam sendo usadas para matar civis no Iêmen.

Trump disse ao Senado que ele vetou as resoluções porque restringir a capacidade dos parceiros dos EUA de produzir e comprar munições guiadas com precisão "provavelmente prolongaria o conflito no Iêmen e aprofundaria o sofrimento que ele causa".

Um relatório da ONU sobre direitos humanos divulgado no ano passado atribuiu a maioria das 16 mil mortes de civis no Iêmen a ataques aéreos da coalizão liderada pela Arábia Saudita contra alvos como hospitais, escolas e mercados ao ar livre. O relatório, no entanto, também disse que todas as partes no conflito são provavelmente responsáveis ​​por crimes de guerra.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita vem realizando ataques aéreos contra os houthis no Iêmen a pedido do presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi desde 2015. O intenso combate resultou em uma das crises humanitárias mais agudas do mundo, com cerca de 22 milhões de pessoas no Iêmen precisando de ajuda, de acordo com os números da ONU.

Comentar