Gangorras surgem no muro EUA-México e crianças brincam separadas (VÍDEO)

Gangorras foram colocadas nas frestas do muro entre México e Estados Unidos e crianças foram filmadas brincando separadas pela barreira de aço.
Sputnik

A instalação foi posta entre as cidades de El Paso, nos EUA, e Ciudad Juárez, no México. As gangorras são uma invenção do arquiteto Ronald Rael, professor na Universidade da Califórnia, e também na Universidade Estadual de San José.

O próprio professor postou na rede social instagram uma filmagem de crianças e adultos usando as gangorras. Rael afirma na postagem que a intenção com a instalação na fronteira é de evocar "união e alegria".

A fronteira entre os dois países é motivo de polêmica e disputa política. Uma das principais promessas do presidente dos EUA, Donald Trump, é aumentar o muro entre os dois países. Do lado dos EUA, centros de detenção para imigrantes ilegais tem sido denunciados por prenderem crianças separadas dos pais em condições que ferem os direitos humanos.

O financiamento para a construção motivou a maior paralisação da história do governo dos EUA, quando o Congresso se negou a dar a Trump o financiamento requerido para o muro. A Suprema Corte dos EUA, no entanto, liberou 2,5 bilhões para que o Trump refaça o muro na regiões dos estados norte-americanos do Arizona, Califórnia e Novo México.

Comentar