Este prêmio foi criado pelo canal em homenagem ao jornalista Khaled Alkhated, que trabalhou no RT Árabe, e que faleceu na Síria em 2017 em um ataque do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em muitos outros países).
O jurado da premiação Khaled Alkhateb International Memorial Awards 2019 selecionou vencedores em três categorias: Melhor trabalho em zona de conflito: vídeo curto; Melhor trabalho em zona de conflito: vídeo longo; e Melhor trabalho em zona de conflito: texto. Jornalistas de 25 países estavam competindo.
"Os trabalhos dos participantes lançam luz sobre conflitos em diferentes partes do mundo, da América Latina ao Sudeste Asiático. Cada um destes trabalhos é um pequeno passo em direção à paz. Não foi fácil para o jurado, que teve que escolher os vencedores. Em uma das categorias foram premiados dois trabalhos por receber a mesma quantidade de pontos", afirmou Anna Belkina, editora-chefe adjunta do RT.
O prêmio de melhor trabalho em zona de conflito na categoria de vídeo curto recebeu Fausto Biloslavo (Itália): "The Battle Of Tripoli", que seria em português "A Batalha de Trípoli". Trata-se de uma série de reportagens diretamente da capital da Líbia dedicada ao longo conflito entre o Governo do Acordo Nacional e o Exército Nacional Líbio.
Já o melhor trabalho em zona de conflito na categoria de vídeo longo foi dado a dois concorrentes.
Ao indiano Amitabh Revi: "Palmyra Ravaged By Daesh, A Bid To Rise Like The Phoenix", ou seja, "Palmira Devastada pelo Daesh, uma Tentativa de Renascer Como uma Fênix", em tradução livre. O filme conta a história da cidade síria de Palmira, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que foi destruída por terroristas. Monumentos históricos estão sendo reconstruídos na esperança de devolver o destino turístico à cidade.
E ao russo Anton Stepanenko, pelo trabalho "Raqqa. Life After War", que seria traduzido para o português como "Raqqa. Vida Depois da Guerra". A cidade de Raqqa, que foi proclamada capital dos terroristas, quase foi completamente destruída durante os combates contra os terroristas e durante os bombardeios aéreos da coalizão internacional, liderada pelos EUA. O filme relata como os habitantes locais lutaram pela vida na cidade fantasma.
O prêmio na categoria Melhor trabalho em zona de conflito na categoria de texto foi dado ao norte-americano Kenneth Rosen, pela obra "After ISIS", ou seja, "Depois do Daesh". Trata-se de uma série de artigos que contam a vida na zona fronteiriça entre a Síria e o Iraque separadas por um muro construído em 2018 como um meio de defesa contra a organização terrorista.
O jurado da premiação Khaled Alkhateb Memorial Awards 2019 era composto por profissionais da esfera jornalística e especialistas em reportagens de guerra e conflitos armados.