Pentágono confirma treinamento de rebeldes armados na Síria

A Operação Inherent Resolve (CJTF-OIR) da coalizão internacional liderada pelos EUA que combateu o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia) confirmou à Sputnik que a coalizão está treinando o grupo rebelde armado Maghawir al-Thawra.
Sputnik

A CJTF-OIR comentou a declaração do chefe da Direção-Geral Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia que os EUA estão treinando um grande grupo armado de rebeldes na Síria, enfatizando que o grupo foi eficaz no combate contra o Daesh.

"A força parceira da coalizão nas proximidades de Al-Tanf, na Síria, é o Maghawir al-Thawra. O MaT demonstrou sua eficácia na contenção do Daesh e na manutenção da segurança dentro da zona de redução de conflitos de Al-Tanf", afirmou a CJTF-OIR.

"Continuaremos a treinar e a aconselhar as forças da coalizão nas proximidades de Al-Tanf na busca da derrota duradoura de Daesh e a estabelecer condições para a estabilidade regional", foi adicionado pela CJTF-OIR.

Treinamentos de rebeldes armados

Anteriormente, o coronel-general Sergei Rudskoy disse que os Estados Unidos estavam treinando 2.700 militantes de um grupo da oposição síria nas proximidades da zona de 55 quilômetros (34 milhas) controlada pelos EUA em torno de sua base militar não autorizada em Al-Tanf, na Síria.

Rudskoy também declarou que a Força Aérea dos EUA estava enviando de helicóptero parte dos militantes para a margem leste do Rio Eufrates ao completar o treinamento.

De acordo com o chefe da Direção Operacional Principal do Estado-Maior da Rússia, os militantes foram incumbidos de levar a cabo ataques contra as forças governamentais e também de destruir infraestruturas de petróleo e gás.

Comentar