Guarda Revolucionária do Irã captura navio-tanque estrangeiro no golfo Pérsico

As tensões cresceram no golfo Pérsico após o Irã capturar um petroleiro britânico mês passado, acusando sua tripulação de violar as regras de navegação. Semanas antes, um navio-tanque iraniano havia sido detido em Gibraltar sob a acusação de quebrar sanções contra a Síria.
Sputnik

Hoje, o Irã bloqueou um navio-tanque estrangeiro no golfo Pérsico sob acusação de contrabando de petróleo para certos países árabes.

De acordo com o comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Ramazan Zirahi, o navio transportava 700.000 litros de combustível. Os 7 tripulantes do navio também foram detidos, informou a Press TV.

O navio foi conduzido até Bushehr e o combustível foi entregue à Companhia de Distribuição de Produtos Petrolíferos Nacionais de Bushehr, conforme as leis do país.

Enquanto isto, a agência iraniana ISNA reportou que a embarcação foi detida no dia 31 de julho.

As tensões no golfo Pérsico cresceram nos últimos meses, especialmente após o Irã deter o navio-tanque de bandeira britânica Stena Impero no estreito de Ormuz, em 19 de julho. O navio foi detido sob acusação de violar as leis de navegação marítima.

O caso ocorreu após o petroleiro iraniano Grace 1 ter sido apreendido pelo Reino Unido sob acusação de violar as sanções impostas à Síria pela União Europeia.

Comentar