Motivando o fato com o combate ao tráfico ilegal de drogas, os EUA enviaram 60 helicópteros de treinamento Bell TH-67 para o Centro Regional de Treinamento de Helicópteros em Melgar, na Colômbia.
Os helicópteros teriam sido emprestados ao governo colombiano para apoiar as operações na Colômbia através do Comando Sul dos EUA para luta contra o narcotráfico, segundo o Comando do Sul dos EUA.
Com isso, os norte-americanos pretendem utilizar a seção 333, que é uma lei que confere autoridade para criar capacidades e utilizá-las para conduzir ou apoiar programas, fornecendo treinamento e equipamento para forças de segurança nacionais, com o propósito de elevar as capacidades de países parceiros no combate ao crime.
"A entrega das aeronaves TH-67 à Colômbia certificará o país como a principal instalação de treinamento de asa rotativa da região, oferecendo treinamento de voo básico e avançado de alta qualidade para as nações parceiras", afirmou Pete Dunklin, do Comando de Assistência à Segurança do Exército dos EUA.
Além disso, eles deverão substituir os 30 helicópteros Bell OH-58A Kiowa, que também foram emprestados pelos EUA.
Sendo assim, os helicópteros norte-americanos serão utilizados para treinar pilotos de helicópteros militares colombianos, bem como de outras forças armadas latino-americanas.