Encontrado submarino dos EUA sumido há quase 80 anos no Pacífico

Um grupo dos investigadores do projeto Lost 52 encontrou um fragmento do submarino USS Grunion, naufragado no oceano Pacífico ao realizar a sua primeira missão durante a Segunda Guerra Mundial.
Sputnik

Segundo o portal Live Science, no verão de 1942, o navio se dirigiu para as ilhas Aleutas, no Alasca, afundou duas lanchas japonesas e desapareceu no caminho de volta. O submarino levava 70 militares a bordo.

O submarino foi declarado perdido em outubro de 1942.

Em 2006, os três filhos do comandante do submarino, Mannert Abele, começaram a buscar os restos da embarcação depois de terem recebido uma mensagem de "um notável homem japonês, Yutaka Iwasaki, e ajuda de várias outras fontes", segundo o projeto Lost 52. Os irmãos conseguiram os serviços da Williamson & Associates, uma empresa de engenharia naval e oceânica, bem como um sonar, sistema que pode criar imagens de vastas áreas do fundo do oceano, o que lhes ajudou a determinar a localização do submarino sumido.

A proa do submarino USS Grunion, da época da Segunda Guerra Mundial, foi localizada ao largo das ilhas Aleutas, no Alasca

O submarino foi encontrado graças a veículos subaquáticos autônomos, que permitiram identificar a proa da embarcação naufragada, à profundidade de 820 metros.

Comentar