A empresa Huntington Ingalls Industries (HII) informou que a Marinha norte-americana teria que esperar até o final de 2019 ou início de 2020 para receber o USS Tripoli, segundo navio de ataque anfíbio da classe America.
"Os sistemas estão funcionando. É apenas uma questão de saber se eles funcionarão durante a vida do navio", afirmou o chefe-executivo da HII, Mike Petters, durante conversa, segundo o Instituto Naval dos EUA.
"Estamos discutindo e trabalhando em algumas questões técnicas do projeto com a Marinha", ressaltou.
A USNI relatou que o USS Tripoli foi originalmente programado para ser entregue em 2019.
"Acreditamos que teremos uma resolução até o fim do ano, prevendo se é o final deste ano ou início do próximo ano, não queremos colocar qualquer tipo de pressão extra", afirmou Petters, ressaltando que quer resolver corretamente o caso.
A embarcação é projetada para apoiar caças F-35B Lightning II Joint Strike Fighter, versão do F-35 capacitada para operações VSTOL, ou seja, decolagem ou pouso curto verticais.
Apesar da previsão de Petters para a implantação do USS Tripoli, ele não forneceu mais qualquer outro detalhe.
Outro navio em atraso é o USS Gerald R. Ford, uma embarcação de US$ 13 bilhões que atualmente possui apenas dois dos seus 11 elevadores necessários para implantação.
O lançamento do USS Gerald R. Ford estava previsto para julho de 2019, mas foi adiado para outubro.