Maduro dá lição a Duque: Libertador da Colômbia é Simón Bolívar, e não Capitão América

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no 200º aniversário da Batalha de Boyacá, lembrou ao presidente colombiano, Iván Duque Márquez, que o libertador dos povos da América do Sul foi Simon Bolívar, e não o Capitão América.
Sputnik

Durante a celebração do aniversário da Batalha de Boyacá, na quarta-feira (7), um general venezuelano lembrou a declaração de Duque, que destacou a importância crucial dos pais fundadores dos Estados Unidos na independência da Colômbia. Maduro não perdeu a oportunidade de comentar as palavras do presidente colombiano.

No início de janeiro de 2019, durante visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Cartagena, Duque escreveu no Twitter.

200 anos atrás, o apoio dos pais fundadores dos Estados Unidos à nossa independência foi crucial, e receber hoje a sua visita nos preenche de alegria e honra, justamente no ano do bicentenário tão importante para nosso país

A declaração dirigida a Pompeo causou uma enxurrada de críticas nas redes sociais, vindo até a se tornar meme.

Críticas na web

Internautas começaram a publicar imagens históricas das principais batalhas pela independência da América Latina, substituindo os heróis dos quadrinhos – Capitão América, Super-Homem, Mulher Maravilha e outros. No entanto, Duque não chegou a mencionar os personagens de filmes fictícios na declaração.

"Partilho a indignação e a raiva do general pelo comportamento de Iván Duque perante Mike Pompeo, que disse que o Capitão América foi o libertador da Colômbia. Talvez isto seja uma piada de mau gosto. Ela pode ter sido apreciada por alguém que gosta do filme do Capitão América ou Homem-Aranha [...] Iván Duque, escute-me [...] Simon Bolívar sempre foi e sempre será o Libertador da Colômbia [...] Querem distorcer a história para nos enganar! Covardes, oligarcas, covardes!", ressaltou o presidente da Venezuela.

A Batalha de Boyacá de 7 de agosto de 1819 simboliza a libertação de grande parte da América Latina do domínio espanhol, sendo Simon Bolívar o herói nacional da Venezuela.

Comentar