Vice-diretora da Inteligência Nacional dos EUA deixa o cargo

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quinta-feira que a vice-diretora de Inteligência Nacional (DNI) Sue Gordon vai renunciar no próximo dia 15 de agosto e que ele nomeará em breve um novo diretor em exercício.
Sputnik

"Sue Gordon é uma grande profissional com uma longa e distinta carreira. Eu conheci Sue nos últimos 2 anos e desenvolvi um grande respeito por ela. Sue anunciou que partirá em 15 de agosto, que coincide com a aposentadoria de Dan Coats. Um novo diretor em exercício da Inteligência Nacional será nomeado em breve ", Trump escreveu no Twitter.

Pouco mais de 30 minutos após o anúncio, Trump divulgou que Joseph Maguire, diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, será nomeado diretor interino da Inteligência Nacional.​

A renúncia de Gordon segue na sequência do anúncio da saída de seu superior, Dan Coats, que também disse que deixaria a posição em 15 de agosto. Coats foi um crítico de longa data das decisões de política externa de Trump, incluindo suas reuniões com o presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Segundo fontes de uma reportagem do jornal The New York Times, escrita na semana passada, Trump se recusou a deixar Gordon assumir o cargo de Coats depois que ele renunciou.

O DNI supervisiona 17 agências de inteligência civis e militares dos EUA, incluindo a Agência Central de Inteligência, a Agência de Inteligência de Defesa e a Agência de Segurança Nacional.

Comentar