A floresta abrangia uma área de mais de 250 quilômetros quadrados, que seria equivalente a 35 campos de futebol e era formada por plantas em forma de palmeira, que poderiam ter chegado a medir mais de sete metros de altura, segundo o artigo publicado pela revista científica Current Biology.
Esse é o terceiro caso de floresta fossilizada do período Devoniano, pertencente à Era Paleozoica, sendo que uma havia sido descoberta nos EUA e outra na Noruega.
Cientistas chineses descobrem floresta fossilizada mais antiga da Ásia.
Os especialistas encontraram árvores fossilizadas visíveis nas paredes das pedreiras de argila de Jianchuan e Yongchuan, especificamente estruturas fósseis em forma de abacaxizeiro.
"Nós nos aproximamos das paredes altas e procuramos por troncos de licópsides expostos", explicou Deming Wang.
A primeira fase do Devoniano foi caracterizada pelo fato de a vida vegetal ser composta em grande parte por flora sem raízes ou folhas.
Por isso, os cientistas acreditam que, durante Devoniano Médio, surgiram plantas primitivas em forma de arbusto, incluindo as lycopodiophytas e samambaias.
O artigo ressalta que a floresta era formada por árvores de licópside cujos troncos tinham poucos galhos e possuíam copas frondosas, como as das palmeiras atuais. A maioria delas tinha uma altura de cerca de três metros e crescia em regiões costeiras, propensas a inundações.
"As primeiras florestas com biomassa significativa podiam armazenar maior quantidade de carbono através da fotossíntese", aponta o estudo.