“Teerã acredita que a diminuição das tensões regionais é benéfica a todos e esperamos que os americanos percebam que o caminho que escolheram está incorreto, o que não terá nenhum vencedor. Eles têm que mudar seu comportamento”, disse Rouhani, conforme citado pelo serviço de imprensa presidencial.
O líder iraniano assinalou que “alguns países extrarregionais” estavam tentando desestabilizar a situação no Oriente Médio.
"O Irã se esforçou ao máximo nesse sentido e acredita que manter a segurança nessa região garante o desenvolvimento da região, bem como os interesses de seus povos", destacou Rouhani.
Ele ainda acrescentou que Teerã está pronta para negociar com nações amigas para garantir a paz e a estabilidade na região.
As tensões entre o Irã e os Estados Unidos voltaram a aumentar após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirar-se do Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), em maio de 2018, e restabeleceu as sanções contra Teerã. As sanções atingem setores estratégicos do país, como a exportação de petróleo.
Desde então, os países têm trocado farpas e se acumulam incidentes na região do golfo Pérsico, como derrubada de um drone dos EUA e também ameaças de ataques militares contra Teerã por parte do Pentágono.