Uma das fontes é o internauta Bryan Herbert, que monitora acontecimentos aéreos. Desde o dia 8 de agosto, ele vem compartilhando Avisos ao Aviador (NOTAM, na sigla em inglês) com possível identificação de áreas restritas dentro da NTTR que estavam sendo colocadas fora dos limites de qualquer tráfego aéreo a qualquer altitude.
Embora não se saiba se testes aconteceram ou se os avisos são autênticos, o primeiro suposto aviso foi emitido para o espaço aéreo restrito R-4806E, que inclui o deserto Dry Lake, que fica a cerca de 50 quilômetros a sudeste da Área 51.
Voo não identificado, sem sinal de ligação ouvido, falando com uma estação que não ouviu sobre um atraso de chuva e à espera de um padrão
Vejo um NOTAM para o que parece ser um lançamento em R-4806E. Eu me pergunto se a aeronave era para suporte de lançamento.
Também quero salientar que eu não ouvi um avião aterrissar na [Base Aérea de] Nellis ou Creech. Se eles fizeram, eu não os ouvi entrando em contato com a torre
Outro suposto aviso foi publicado em 10 de agosto para o mesmo espaço aéreo, com Herbert sugerindo que esse segundo estava "indicando algum tipo de lançamento".
Outro NOTAM para R-4806E. A janela abre às 20h, horário de Los Angeles. Assim como na outra noite, não há limite de espaço aéreo, "indicando algum tipo de lançamento"
O terceiro aviso foi supostamente postado no mesmo dia para um fechamento de dois dias – de 10 a 12 de agosto – de espaço aéreo da superfície para a Terra para um espaço aéreo ilimitado. Desta vez foi para outra zona, a R-4807A, que separa a Área 51 do lago Groom (R-4808N) da Faixa de Teste de Tonopah (R-4809).
Altamente secreta companhia
Além da observação de Herbert, os rastreadores de aviões notaram que Janet, uma misteriosa e altamente secreta companhia aérea, ostensivamente realizou voos incomuns para a Área 51 e para a Faixa de Teste de Tonopah no último fim de semana. O portal The Drive sugeriu que tais voos indicam eventos de teste importantes.
A NTTR, uma das duas áreas de treinamento militar usadas pela Força Aérea dos EUA, é normalmente usada para voos de teste e exercícios de desenvolvimento ultrassecretos.
A Área 51, que se encontra no epicentro das atenções nos últimos meses, está localizada dentro da NTTR, e foi criada nos anos 50 em um deserto de Nevada para supostamente testar tecnologias secretas de aviação e aviões dos EUA, mas está amplamente associada a várias teorias de conspiração relacionadas a ETs.