Líder supremo do Irã declara apoio aos rebeldes Houthis no Iêmen

A televisão estatal do Irã reportou que o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, declarou apoio ao rebeldes Houthi no Iêmen.
Sputnik

Segundo publicou a agência AP, Khamenei se encontrou com o porta-voz do movimento Ansalarah, Mohammad Abdul Salam. O Ansalarah é também referido como Houthi. O encontro entre ambos aconteceu em Teerã nesta terça-feira (13).

Khamanei afirmou que a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e seus apoiadores, pretendem fraturar o Iêmen. Segundo ele, o Iêmen "deve se manter firme contra a conspiração", conforme citou a AP.

Uma coalização liderada pela Arábia Saudita, que inclui forças dos Emirados Árabes Unidos, tem combatido as forças do movimento Houthi na região norte do Iêmen desde 2015. A coalização realiza incursões em apoio ao presidente iemenita, Abdel Rabbo Mansour Hadi.

O Iêmen é um dos países árabes mais pobres do mundo e segue devastado pelo conflito. A crise humanitária no país levanta preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU). O conflito iemenita também é visto como uma guerra de procuração entre Irã e Arábia Saudita.

Comentar