China nega visita de navios dos EUA a Hong Kong

Os navios USS Green Bay e USS Lake Erie ficaram impossibilitados de entrar no porto da cidade. Pequim não explicou sua decisão.
Sputnik

O USS Green Bay é um navio de desembarque anfíbio, enquanto o USS Lake Erie é um cruzador. As embarcações tinham visitas programadas para este mês e para setembro. No entanto, ambas foram recusadas por Pequim. O governo do gigante asiático não deu explicações de sua decisão, informou a Reuters.

Esta não é a primeira vez que navios da Marinha dos Estados Unidos têm entrada negada à cidade chinesa. Em setembro do ano passado, o USS Wasp também ficou impedido de atracar, devido às tensões militares entre os EUA e a China, além da guerra comercial entre ambos.

Atualmente Hong Kong vive uma onda de manifestações contra um projeto de lei que permitiria a extradição para o território continental chinês. Segundo o projeto, Hong Kong teria de enviar suspeitos para serem julgados pela Justiça da China continental.

Embora o governo da região autônoma de Hong Kong tenha congelado o projeto, os manifestantes demandam o seu total cancelamento. O aeroporto de Hong Kong já teve  voos cancelados em várias ocasiões devido aos protestos.

Comentar