O petroleiro Pacific Bravo desligou seu transponder no dia 5 de junho assim que os EUA anunciaram a caça a um navio que transportava petróleo iraniano à China violando as sanções estadunidenses impostas contra o Irã.
No entanto, o petroleiro, com o mesmo número de identificação único IMO9206035, emitido pela Organização Marítima Internacional (OMI), reapareceu com o nome de Latin Venture, escreve a Reuters com referência a informações de empresas que rastreiam a circulação dos navios.
"Uma vez que o número atribuído pela OMI fica ligado ao barco para sempre, isto indica que o Latin Venture e o Pacific Bravo são o mesmo barco, sugerindo que o proprietário estava tentando contornar as sanções petroleiras", destaca a agência.
O navio petroleiro pertence à Kunlun Holdings que, de acordo com os dados de Equasis.org, um portal sobre a transparência do transporte marítimo criada pela Comissão Europeia e pela Administração Marítima Francesa, tem sede em Xangai.
No princípio de julho, o assessor do líder supremo do Irã, Ali Akbar Velayati, afirmou que a "China compra e continuará comprando" o petróleo iraniano.
Entretanto, os EUA estão levando à sério a ideia de perseguir a China por comprar petróleo iraniano. No fim de julho, Washington impôs sanções contra a entidade chinesa Zhuhai Zhenrong, um importante importador de petróleo, e seu diretor executivo por adquirir petróleo do Irã.