Ryan McCarthy, que falava na Fundação para a Defesa das Democracias em Washington DC, comentou os esforços de modernização e prontidão do Exército dos EUA.
"No que diz respeito sobretudo ao alcance dos [mísseis do] INF, estamos vendo onde poderemos em primeiro encontrar oportunidades, claramente, hipersônicas, se você colocar uma ogiva balística em um míssil hipersônico", disse o secretário do Exército do EUA.
O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), assinado entre os Estados Unidos e a União Soviética, restringia o desenvolvimento, produção e implantação de mísseis terrestres que tivessem alcance entre 500 e 5.500 quilômetros .
Militares testam míssil anteriormente proibido pelo INF
O Departamento de Defesa dos EUA anunciou ter realizado este domingo (18) um teste de um míssil de cruzeiro antes proibido pelo Tratado INF, tendo este alcançado o alvo com sucesso depois de voar mais de 500 quilômetros.
O tratado INF deixou de estar formalmente em vigor no início deste mês, após em outubro de 2018 Washington ter anunciado a sua retirada do convênio. Em julho de 2019, o presidente russo Vladimir Putin suspendeu oficialmente a participação da Rússia no tratado.