O sistema foi apresentada do Dia da Indústria de Defesa pelo presidente do país, Hassan Rouhani, segundo o comunicado publicado no site oficial do presidente.
"O 373º é mais potente do que S-300, e é mais parecido com o S-400", disse o presidente iraniano em seu discurso no Dia da Indústria de Defesa.
Além do sistema, também foram apresentados outros desenvolvimentos da indústria iraniana, incluindo o veículo blindado Raad.
As Forças Armadas do Irã apresentaram o sistema de defesa antiaérea de longo alcance de produção própria Bavar-373 no Dia Nacional da Indústria de Defesa, 22 de agosto
Antes, o ministro da Defesa do Irã declarou que, após a apresentação oficial, o sistema seria entregue para as Forças de Defesa Antiaérea do país.
O Bavar-300 já fora testado em 2017. É um sistema elaborado e projetado completamente no Irã. Os militares iranianos têm referido que o Bavar pode representar concorrência para o S-300 russo.
O sistema de defesa antiaérea, com um lançador vertical, é equipado com mísseis Sayad-4, segundo mídias iranianas.
O Bavar-373 é capaz de eliminar vários alvos aéreos, nomeadamente caças e aviões furtivos, drones, mísseis de cruzeiro e balísticos na altitude de até 27 quilômetros e distâncias de até 200 quilômetros.
Além disso, o sistema pode identificar alvos na distância de mais de 300 quilômetros.