Na semana passada, Bolsonaro entrou na polêmica à revelia com Macron, o acusando de "mentalidade colonial" e perseguição de seus próprios fins políticos no que diz respeito à situação com os incêndios na Amazônia. Bolsonaro também criticou o projeto de ajuda divulgado pelo presidente da França e que foi acordado na cúpula do G7. Nas redes sociais, o presidente do Brasil publicou um comentário desrespeitoso se referindo à esposa do presidente francês.
"[...] esse vídeo um pouco triste é feito para pedir desculpas aos meus amigos franceses pela crise surgida, eu diria, pela histeria de Bolsonaro na relação da França, do presidente da França e da sua esposa […] Me desculpem, desculpem mil vezes", afirmou Coelho no vídeo publicado no seu Twitter.
Ao povo francês
Segundo ele, "são trevas que cobriram o Brasil, que passarão, como a noite passa".
O presidente da França, comentando as acusações das autoridades brasileiras, afirmou que as ofensas proferidas causam nele pena e tristeza. Ele adicionou que "respeita muito o povo brasileiro e que ele merece um presidente cujo comportamento esteja à altura".