"À luz do furacão Dorian e da declaração federal relacionada de estado de emergência em Porto Rico, o Conselho de Administração e Supervisão Financeira autorizou a utilização dos fundos de reserva de emergência dos anos fiscais 2019 e 2020 conforme necessário pelo Governo de Porto Rico sem aprovação prévia de repartições do Conselho de Supervisão até 28 de setembro de 2019", informou em comunicado o Conselho de Administração e Supervisão Financeira do país.
Segundo o órgão, os valores em questão só poderão ser aplicados, exclusivamente, em despesas relacionadas à emergência do furacão Dorian, cuja chegada ao país era aguardada já nesta quarta-feira.
"Esperamos que as tempestades passem sem danos para Porto Rico. Nossos pensamentos e orações estão com o
povo de Porto Rico durante este período difícil", disse no documento a diretora executiva do conselho, Natalie A. Jaresko.
Mais cedo, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, país ao qual Porto Rico está administrativamente ligado, declarou estado de emergência para o território caribenho, ordenando assistência federal à ilha, que, em setembro de 2017, sofreu com a passagem do furacão Maria, o pior a atingir o país em quase 90 anos.