Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (National Hurricane Center), a velocidade dos ventos atinge 257 quilômetros por hora. O furacão se formou no oceano Atlântico.
As ilhas de Ábaco, no norte das Bahamas, logo serão epicentro do furacão, informa o Centro no seu Twitter.
Dorian é agora um furacão de categoria 5, com ventos constantes de 160 milhas por hora. O centro deste furacão catastrófico está prestes a atingir as ilhas Ábaco com ventos devastadores. Próxima mensagem de aviso: Centro Nacional de Furacões - hurricanes.gov
"Está previsto um período prolongado de tormentas perigosas, ventos destruidores e chuvas fortes, que podem provocar inundações nas ilhas Ábaco e nas Bahamas na segunda-feira", informam os meteorologistas.
No sábado (31), o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, avisou os habitantes sobre o perigo e deu ordens de evacuar a ilha principal.
"Eu quero que vocês lembrem: as casas, os edifícios, as estruturas podem ser reconstruídas, as vidas não", disse ele na conferência de imprensa.
Na sexta-feira (30), o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou o estado de emergência na Flórida.
Dorian é o quarto furacão nesta estação. Na estação passada, a Flórida foi atingida por dois furações que provocaram algumas dezenas de vítimas.