O pequeno helicóptero pesa só 1,8 kg, não tem instrumentos científicos e é um modelo de demonstração, cujo objetivo é aprovar o funcionamento destas aeronaves na atmosfera do Planeta Vermelho, que é 100 vezes menos densa do que a terrestre.
Se o voo for bem-sucedido, os cientistas da NASA esperam a chegada do "dia em que os helicópteros marcianos venham a desempenhar um papel importante nas futuras explorações do planeta", diz a gerente do projeto, MiMi Aung.
"Todas as peças estão no seu lugar para uma missão histórica de exploração. […] Juntos, o Mars 2020 e o Mars Helicopter ajudarão a definir o futuro da ciência e a exploração do Planeta Vermelho nas próximas décadas", disse Thomas Zurbuchen, especialista da Direção da Missão Científica da NASA.
Mars Helicopter
O envio do aparelho a Marte foi anunciado pela agência em maio de 2018. Em junho deste ano, foi divulgado que o aparelho tinha superado várias provas.
O Mars Helicopter será lançado junto com a nova versão do rover em julho de 2020 a partir da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA. Sua aterrissagem em Marte, na Cratera Jezero, está prevista para 18 de fevereiro de 2021.
Por sua vez, o novo rover realizará avaliações geológicas, buscará sinais de vida marciana, avaliará os recursos naturais e os perigos para possíveis exploradores humanos.