Piloto indiano realiza voo ilustre em caça MiG-21 (VÍDEO)

O comandante de ala indiano Abhinandan Varthaman voou tendo como copiloto o chefe da Força Aérea da Índia (IAF), Birendra Singh Dhanoa, em seu último voo com um caça MiG-21.
Sputnik

Nesta segunda-feira (1º), os militares indianos realizaram um voo com um caça de treinamento russo MiG-21 Tipo 69 desde a base aérea de Pathankot, perto da fronteira com o Paquistão.

​Assista ao comandante da IAF, marechal-chefe Birendra Singh Dhanoa, realizando um voo breve com o comandante de ala Abhinandan Varthaman na base aérea de Pathankot hoje em um caça de treinamento MiG-21. Este é o último voo feito pelo chefe da IAF em uma aeronave de caça antes da aposentadoria. Eles decolaram por volta de 11h30 para um voo de 30 minutos

"Eu também me ejetei em 1988, levei nove meses para recuperar minha categoria. Já ele [Abhinandan] voltou em menos de seis meses", disse o marechal Dhanoa após a missão de 30 minutos, expressando que era uma honra realizar a última missão na IAF com ele.

Abhinandan, que derrubou um avião F-16 de fabricação americana durante um combate aéreo com a Força Aérea do Paquistão no dia 27 de fevereiro, recebeu recentemente a Vir Chakra – a terceira mais importante condecoração por bravura – por seu papel em impedir o contra-ataque paquistanês em retaliação ao ataque aéreo de Balakot, no qual a Força Aérea indiana supostamente destruiu uma infraestrutura terrorista na cidade paquistanesa de Balakot.

Acidente em território paquistanês

O piloto da IAF, de 36 anos, foi capturado pelo exército paquistanês quando seu caça MiG-21 Bison caiu dentro do território paquistanês, após ter sido abatido durante o combate aéreo.

O Paquistão o libertou em um gesto de paz após três dias da captura. Ele ficou afastado do serviço de voo devido aos ferimentos.

Este foi o último voo com um avião de combate pilotado pelo marechal Dhanoa, um veterano que se aposentará no dia 30 de setembro.

Comentar