No último dia 29, uma explosão no Centro Espacial Imã Khomeini, no Irã, foi relatada por uma fonte iraniana e outra norte-americana à mídia internacional.
Por sua vez, Teerã não reconheceu tal explosão, enquanto que o ministro das Comunicações e Tecnologias de Informação do país, Mohammad Javad Azari Jahromi, publicou uma foto em uma rede social na qual ele aparece ao lado do suposto satélite.
Hoje (2), o Irã reconheceu pela primeira vez ter havido explosão. Em declaração televisiva, o porta-voz do governo, Ali Rabiei, disse que um foguete explodiu devido a uma falha técnica.
"A explosão aconteceu no centro de lançamentos quando o satélite ainda não estava acoplado. Ocorreu no lugar de testes, não na plataforma de lançamentos", transmitiu a fala de Rabiei a agência persa IRIB News.
O iraniano também negou que o incidente tenha sido obra de algum ato de sabotagem. Anteriormente, em publicação em uma rede social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu país não estava envolvido no incidente.
Tal declaração de Trump foi criticada por Rabiei, assim como a foto publicada na internet, que teria sido tirada pelos serviços de inteligência de Washington. Rabiei disse que não entendia a razão de Trump ter tocado no assunto.