O ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, anunciou que seu país apresentou duas cartas à Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA para adquirir sistemas de mísseis antitanque de dardo FGM-148 e cinco aeronaves de transporte C-130H Hercules para suas Forças Territoriais de Defesa, de acordo com o DefenseNews.
O pedido vem quando Washington avança no envio de suas Forças Armadas para a Polônia. Na semana passada, Blaszczak anunciou que os dois países haviam concordado em seis locais na Polônia para o futuro posicionamento de 1.000 novas tropas não permanentes nos EUA. Varsóvia se ofereceu para estender pelo menos US$ 2 bilhões para a construção de uma nova base americana na Polônia, como parte dos esforços chamados "Fort Trump".
Varsóvia também assinou uma declaração conjunta com Washington nesta semana para o fornecimento de tecnologia 5G - uma medida provavelmente voltada contra a empresa chinesa Huawei, que o governo Trump descreve como uma ameaça potencial à segurança ligada a Pequim.
Enquanto isso, outros aliados europeus, como a Alemanha, argumentam que não há evidências de comportamento suspeito da Huawei, e a empresa está pronta para compartilhar seu código-fonte, a fim de aliviar quaisquer preocupações existentes.
A Polônia vem cortejando os EUA há algum tempo, como parte de um esforço contínuo para combater uma "ameaça russa". A Rússia, por sua vez, considera o acúmulo de armas na Polônia uma ameaça à estabilidade na Europa.