A agência espacial estadunidense mostrou como a poeira da radiação ultravioleta e a luz das estrelas da galáxia brilham no espaço. A imagem foi publicada na página da agência no Instagram.
A galáxia M81, localizada na constelação Ursa Maior, é mostrada em uma foto conjunta feita por uma câmera fotográfica apta a captar imagens em infravermelho e por um fotômetro a 24 mícrons.
Como a maioria das radiações infravermelhas são barradas pela atmosfera da Terra, elas não podem ser observadas de sua superfície. Esta galáxia é claramente visível através de binóculos ou de um pequeno telescópio.
A imagem da M81 é a uma das primeiras desde o lançamento do telescópio espacial Spitzer, em agosto de 2003. Para assinalar o 16º aniversário do Spitzer, a NASA mostrou a galáxia com observações pormenorizadas e um tratamento melhorado.
Segundo a informação da NASA, a poeira da galáxia é "banhada" pela luz ultravioleta e pela luz visível das estrelas próximas. A poeira absorve a radiação ultravioleta e emite uma radiação secundária.
NASA no Instagram
Antes, a NASA publicou um vídeo do furacão Dorian visto do espaço, gravado a mais de 400 km de altitude.