França vai se esforçar para levar o Irã de volta ao acordo nuclear, diz ministra da Defesa

A França continuará fazendo todos os esforços para devolver o Irã à plena implementação do Plano de Ação Conjunto Conjunto (JCPOA), informou a ministra da Defesa francesa Florence Parly neste sábado.
Sputnik

"Só podemos confirmar nosso objetivo, que é levar o Irã ao cumprimento do acordo de Viena. Continuaremos os esforços nesse sentido. Todos os nossos esforços diplomáticos visam isso e, como você sabe, o presidente da república [Emmanuel Macron] está pessoalmente envolvido nisso", disse Parly em entrevista coletiva com o chefe do Pentágono, Mark Esper.

Na sexta-feira, o Irã iniciou a terceira etapa de reverter as obrigações nucleares sob o JCPOA. A redução gradual da obrigação nuclear foi anunciada no primeiro aniversário da retirada unilateral dos EUA do acordo pouco claro do Irã de 2015 em 8 de maio.

Teerã então anunciou que começaria a abandonar algumas partes de suas obrigações nucleares a cada 60 dias, a menos que os signatários europeus do acordo, incluindo a França, garantisse os interesses do Irã sob o acordo em meio às sanções reintegradas por Washington.

Até agora, outros signatários do JCPOA falharam em garantir os interesses econômicos de Teerã diante de sanções unilaterais dos EUA. O terceiro estágio da redução de obrigações nucleares prescreve pesquisa e desenvolvimento na esfera de tecnologias nucleares além dos limites do acordo nuclear, incluindo o trabalho com centrífugas.

Comentar