Caverna encontrada na Espanha seria sinal assustador do aumento do nível do mar

Cientistas analisam caverna na Espanha formada cerca de 5 milhões de anos atrás que daria pistas sobre um assustador aumento do nível do mar.
Sputnik

Na ilha espanhola de Mallorca há uma caverna chamada Artà com estalagmites e estalactites formadas na época Plioceno. Analisando os depósitos de minerais no local, cientistas descobriram que as estruturas se formaram em um período quando a concentração de CO2 era semelhante à dos dias de hoje.

Sendo assim, o clima daquela época seria semelhante ao atual, enquanto que o nível do mar era cerca de 16 m acima do de hoje, o que seria causado pela grande concentração de CO2 na atmosfera, revelou o estudo publicado na revista científica Nature.

Uma das provas disso seria a própria presença das estalagmites e estalactites na caverna. Elas teriam sido formadas durante milhares de anos devido à ação da água do mar, quando a caverna se encontrava inundada.

Isso levou os cientistas a crerem que os minerais da caverna são a prova de que o nível do mar esteve em determinada época superior ao atual, quando as condições climáticas de hoje eram semelhantes à da época passada.

Para uma das participantes das análises, a geoquímica Oana Dumitru da Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos, as concentrações de CO2 atuais poderão causar o derretimento do gelo da Groenlândia e da Antártida ocidental. O efeito disto poderia ser o aumento do nível do mar em até 23,5 metros.

Comentar