Inicialmente, parte da cauda do animal foi achada ainda em 2003 em Hokkaido, Japão. Com o prosseguimento das escavações, o esqueleto inteiro do animal foi encontrado e levado para análise.
"Deus dragão japonês"
De acordo com cientistas da Universidade de Hokkaido, o animal teria vivido por volta de 72 milhões de anos atrás. A espécie em questão recebeu o nome científico Kamuysaurus japonicus, o que significa "Deus dragão japonês" na língua dos ainus, povo antigo originário de Hokkaido.
Nova espécie de dinossauro foi desenterrada no Japão e seu esqueleto é o maior de todos já encontrado no país.
Dados do fóssil revelaram que o animal teria de 4 a 5,3 toneladas e cerca de 9 anos quando morreu, além de oito metros de comprimento. O dinossauro foi classificado como sendo da família dos herbívoros hadrossauros, publicou o Japan Times.
Paraíso dos dinossauros
A nova espécie já é a oitava a ser encontrada no Japão dentre as que ainda não se conheciam no mundo. Tal fato leva os cientistas a crer que o Japão e cercanias já foram uma região muito rica em dinossauros, particularmente habitada por espécies que provavelmente se adaptaram melhor às condições de áreas litorâneas.