Na tarde da terça-feira (10), um avião RC-135W – com prefixo aeronáutico ZZ666 – a uma altitude de mais de oito quilômetros sobrevoou o território dos três países do Báltico: Lituânia, Letônia e Estônia. Ou seja, perto da fronteira russa.
Depois disso, a aeronave se dirigiu para o sul e sobrevoou o território da Polônia perto da fronteira com a Bielorrússia e a região russa de Kaliningrado.
De noite, a aeronave concluiu a missão e voltou para a base aérea.
14h05, horário de Moscou. Avião de reconhecimento da Força Aérea Real britânica, um Boeing RC-135W, prefixo aeronáutico ZZ666, sinal de chamada RRR7228, realiza voo de reconhecimento perto das fronteiras das regiões de Leningrado e de Pskov.
Cercando Rússia com veículos espiões
Atividade de aeronaves de reconhecimento e de veículos aéreos não tripulados perto das fronteiras da Rússia e sobre instalações militares russas na Síria está mais intensa nos últimos tempos. Aeronaves dos países da OTAN são vistas sobre a região da Crimeia, sobre a região da cidade russa de Krasnodar e também sobre o mar Báltico perto da fronteira oeste da Rússia.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, na última semana, caças da Defesa Antiaérea russa decolaram 23 vezes para impedir violação nas fronteiras da Rússia