Hoje (11), as forças israelenses atacaram mais de uma dúzia de alvos na Faixa de Gaza, incluindo um local de fabricação de armas, após o lançamento de dois foguetes disparados a partir de Gaza em 10 de setembro.
Três foguetes foram disparados de Gaza contra Israel. Em resposta, atacamos 2 postos do Hamas em Gaza
Previamente, as forças israelenses declararam que haviam interceptado dois foguetes de Gaza que foram disparados contra as cidades portuárias israelenses de Ashkelon e Ashdod (onde reside quase meio milhão de pessoas), soando as sirenas de alerta e causando a evacuação do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que estava realizando um comício pré-eleitoral, cuja votação será realizada no dia 17 de setembro. De acordo com a declaração das autoridades israelenses, ambos os foguetes foram interceptados pelo sistema de defesa Cúpula de Ferro.
Conflito antigo
O conflito entre Israel e Palestina se estende há anos, com os palestinos buscando reconhecimento diplomático de um Estado independente nos territórios da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza.
O Governo israelense se recusou a reconhecer a Autoridade Palestina como uma entidade política e diplomática autônoma e continua construindo colônias nas zonas, apesar das críticas das Nações Unidas.