Notícias do Brasil

'Governo de destruição': Lula denuncia 'grosseria' de Bolsonaro para jornal francês

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) denunciou, em entrevista ao jornal francês Le Monde publicada nesta quinta-feira, "a extrema grosseria" do atual mandatário brasileiro Jair Bolsonaro, que multiplicou "insultos" contra Brigitte Macron nas últimas semanas.
Sputnik

"Sempre tive excelentes relações com todos os presidentes franceses, de esquerda e direita, com Chirac, Sarkozy e Hollande", afirmou Lula, condenado por corrupção e preso desde abril de 2018. "Sou solidário com [presidente francês] Emmanuel Macron, depois dos insultos que foram enviados à esposa, foi incrivelmente rude e não tem nada a ver com o povo brasileiro".

O governo de Jair Bolsonaro "é um governo de destruição, sem visão de futuro, sem programa, que não está qualificado para o poder", prosseguiu o líder da esquerda no Brasil à publicação.

"É por isso que Bolsonaro diz tanta bobagem, ele insultou a esposa de Macron e Michelle Bachelet, ele discute com Maduro [...] É loucura total e por trás, ele se submete totalmente para [o presidente dos EUA Donald] Trump. Nunca vi nada assim!", avaliou.

'Governo de destruição': Lula denuncia 'grosseria' de Bolsonaro para jornal francês

Nesta mesma entrevista, Lula se distanciou da ideia de internacionalização da Amazônia sugerida por Macron após os incêndios que devastaram a floresta considerada como o "pulmão da humanidade".

"A Amazônia é de propriedade do Brasil", disse. "Faz parte da herança brasileira, e é o Brasil que precisa cuidar disso, é claro, isso não significa que você deva ser ignorante e que a ajuda internacional não é importante", comentou.

"Mas a Amazônia não pode ser um santuário para a humanidade, e lembro que 20 milhões de pessoas vivem lá, precisam comer e trabalhar, e precisamos cuidar delas, levando em consideração a preservação do meio ambiente", acrescentou.

Comentar