MH370 encontrado? Especialista afirma ter descoberto local da queda do avião

Há cinco anos e meio, o voo MH370 da Malaysia Airlines sumiu misteriosamente com 227 passageiros e 12 tripulantes a bordo, fazendo aparecer várias teorias sobre a possível causa do desaparecimento.
Sputnik

O paradeiro exato do voo MH370 pode ter sido encontrado com provas suficientes para justificar a reabertura das missões de busca, afirma um investigador.

Especialista em aviação Victor Ianello, que ajudou as autoridades australianas na procura do voo da Malaysia Airlines, disse na rede social Reddit que acredita ter conseguido identificar o local da queda do MH370 para poder se iniciar uma nova missão de buscas, escreve tabloide britânico Daily Star. 

Segundo ele, há evidências suficientes para ser lançada uma nova operação. Os usuários daquele site de notícias fizeram várias perguntas ao especialista.

"Em outras palavras, existe realmente qualquer coisa convincente [descoberta] no últimos meses que possa teoricamente ser apresentada como uma proposta de buscas através da Ocean Infinity às autoridades da Malásia?"

"Em suma, sim. O devido trajeto para sul que atravessa o sétimo arco perto da latitude 34,3S parece o único a corresponder a todos os critérios", disse Ianello.

"Meses atrás a Ocean infinity nos pediu para fazer um balanço do trabalho na expetativa de uma nova proposta de buscas, o que nós fizemos. A Ocean Infinity também está trabalhando com investigadores de universidades em um esforço paralelo para definir uma nova área de buscas", acrescentou o especialista em aviação.

A zona definida agora por Ianello se localiza no Oceano Índico cerca de 1.000 quilômetros a oeste da cidade australiana de Perth.

A organização onde trabalha o investigador, Radiant Physics, estabeleceu as novas coordenadas de 34,3°S 94°E como a possível localização do MH370 utilizando critérios científicos precisos.

"O objetivo desta investigação é definir uma nova área de busca de dimensões controláveis e tendo chances de sucesso razoáveis".

O voo MH370 desapareceu no dia 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo. O caso continua sendo um grande mistério da aviação mundial.

Comentar