O vaso sanitário foi criado pelo artista conceptual italiano Maurizio Cattelan de ouro de 18 quilates. A privada foi avaliada em um milhão de libras esterlinas e se encontrava na residência como um objeto de exposição.
Foi também informado que o referido vaso, que poderia ser utilizado como qualquer outro, já tinha sido exibido em 2016 no museu Guggenheim em Nova York.
"A polícia da região do vale do rio Tâmisa está investigando o roubo ocorrido no Palácio de Blenheim", informa o comunicado policial.
A autoridade de segurança assegurou que o roubo do artefato, que estava conectado às tubagens do esgoto e do abastecimento de água, provocou uma inundação no antigo edifício.
Por ser suspeito de participação no furto, foi detido um homem de 66 anos de idade, entretanto foi descoberto que eram vários os ladrões e que vieram ao Palácio em duas viaturas, escreve jornal The Telegraph.
"Pedimos a todos os que sabem ou viram algo suspeito relativamente ao incidente que nos possa ajudar a assegurar seu retorno, por favor entrem em contato com a Polícia do Vale do Tâmisa", ressalta o comunicado.
O museu confirmou na sua conta no Twitter o desaparecimento do objeto e advertiu que o recinto permanecerá encerrado pelo menos durante um dia.