O acidente ocorreu na tarde de domingo (15), minutos depois que a aeronave deixou o aeroporto local Guillermo León Valencia em direção ao município de Lopez de Micay, localizado no mesmo departamento.
Os sobreviventes foram levados para o hospital local onde estão sendo atendidos.
Em comunicado, a Aeronáutica Civil da Colômbia confirmou o incidente e detalhou que o bimotor Piper PA-31, registro HK5229, pertencia à empresa aérea Transpacific.
O avião envolvido no acidente ao decolar do aeroporto de Popayán é um Piper PA31 registo HK5229 atribuído à companhia aérea Transpacific. O avião fazia a rota Popayán - López de Micay com 9 pessoas a bordo (incluindo a tripulação)
A Aerocivil (órgão estatal encarregado de controlar e regular a aviação civil na Colômbia) ainda não fez declaração sobre a causa do incidente, apesar de relatórios preliminares apontarem para uma possível falha mecânica.
Neste momento, unidades dos Bombeiros Voluntários de Popayán, da Polícia, da Defesa Civil e do Exército Nacional estão trabalhando para resgatar os feridos deixados pela queda de um pequeno avião em um bairro da capital do Cauca
O Exército e a Defesa Civil estão trabalhando atualmente em operações de resgate no local.