O indiano de 74 anos sofreu uma contusão na cabeça no ano de 2014. Depois disso, um enorme galo se formou no topo do seu crânio. Como não causava nenhum desconforto, o fazendeiro pedia para que seu barbeiro cortasse o chifre periodicamente, segundo reportou o tabloide Daily Mail.
Por pura curiosidade intelectual, eu me pergunto por que ocorrem desproporcionalmente tantas anomalias médicas ESPECIFICAMENTE na Índia?
Essa rara formação cutânea é constituída de queratina, componente presente nas nossas unhas e cabelos. O fenômeno é mais comum em adultos de idade avançada.
Shyam Lal Yadav, morador da vila de Rahli, no estado indiano de Madhya Pradesh, relatou que o chifre vem crescendo há cinco anos. No entanto, recentemente o crescimento do chifre saiu de controle e o indiano decidiu procurar ajuda médica.
A operação para remover o chifre foi feita na cidade indiana de Sagar. O cirurgião Vishal Gajbhiye disse que "como o chifre é composto de queratina, ele pode ser removido com uma lâmina esterilizada. Mas a ferida embaixo dele deverá ser tratada".
O fazendeiro passou dez dias em recuperação no hospital. Uma biópsia confirmou que a formação é benigna.
O cirurgião detalhou que "os tratamentos variam: podem incluir ou não cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Imediatamente após a remoção, fizemos um enxerto com pele para fechar a ferida, que agora está completamente sarada".
As causas do crescimento do chifre ainda são desconhecidas, mas acredita-se que a exposição à radiação e à luz solar pode favorecê-lo.