Notícias do Brasil

ONU veta discurso do Brasil na cúpula do Clima

Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul também estariam fora da lista de países que vão discursar na cúpula da ONU.
Sputnik

A ONU vetou o Brasil da lista de países que vão discursar na Cúpula para Ação Climática das Nações Unidas, que ocorre na próxima segunda-feira (23), em Nova York, por não apresentar compromissos com o clima.

De acordo com o enviado especial da secretaria-geral da ONU, Luis Alfonso de Alba, citado pela Folha de S.Paulo, a organização solicitou que os países enviassem um plano em relação aos compromissos climáticos. A seleção da lista de países que vão discursar na cúpula seria baseada na seleção dos discursos mais inspiradores.

"O Brasil não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”, afirmou a fonte.

De acordo com a fonte, Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul também devem ficar de fora da lista de discursos no evento. A lista total terá 63 países selecionados, incluindo França e Reino Unido. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, convocou a Cúpula para Ação Climática da ONU estrategicamente para acontecer às vésperas da Assembleia Geral e conseguir um maior envolvimento dos chefes de Estado para as questões climáticas.

Comentar