Na noite da segunda-feira (16), uma onça-parda abriu a porta de uma residência de Serra Nevada, a cerca de 80 quilômetros do Parque Nacional de Yosemite, reportou o jornal The Guardian.
O felino passou casualmente pelos donos da residência e foi direto para o banheiro. Ao perceber a intrusão, a família fechou a porta do cômodo, chamou ajuda e se refugiou no porão.
De acordo com a sargento Andrea Benson, a onça-parda aproveitou a situação para mexer nos cosméticos e relaxar no banheiro. A equipe de Benson iluminou a janela do cômodo para mostrar para a onça que havia uma saída.
Os oficiais batiam nas paredes para chamar a atenção do animal. Ela finalmente pulou pela janela e voltou para o seu habitat, conta a sargento.
O capitão do Serviço de Manutenção da Ordem do Departamento de Vida Selvagem, Patrick Foy, conta que a região fica dentro de um território habitado por onças-pardas, mas elas raramente interagem com humanos.
"A maioria das onças-pardas evita os humanos", disse Foy. "Elas sempre estão em busca de alimento, mas nunca dentro da casa das pessoas. Não há como saber por que essa onça-parda decidiu entrar na casa", agregou.
De acordo com Foy, em mais de duas décadas de trabalho ele só testemunhou dois casos parecidos. Em um, a onça-parda arrancou um cachorrinho que dormia na cama da dona – o cachorro e a dona saíram ilesos. Na segunda ocasião, outra onça-parda pulou pela janela para dentro de uma casa, aterrissando diretamente na cama de uma senhora.
Casos com vítimas fatais são mais raros ainda. O mais recente caso fatal no estado da Califórnia foi reportado em 2004.