A iniciativa, que visa conscientizar as autoridades mundiais sobre a importância de tomada de medidas imediatas para conter o aquecimento global e a degradação do meio ambiente, está tomando forças ao redor do mundo.
E Brasil não ficou de fora da greve, com movimentações marcadas para acontecer ainda nesta sexta-feira (20) em 18 estados e em várias cidades ao redor do país.
Para dar força ao movimento, a hashtag #ClimateStrike surgiu no Twitter e vem crescendo não só no Brasil, mas vem dominando o ranking mundial dos assuntos mais comentados na rede social.
A Sputnik Brasil reuniu alguns tweets das manifestações ao redor do mundo.
- Nova Deli, Índia
- Berlim, Alemanha
Estimadas 100.000 pessoas em Berlim na Greve Pelo Clima. Hoje está demais
- Paris, França
As greves parisienses são intensas e poderosas
- Islamabad, Paquistão
Tanta gente saiu às ruas em Islamabad!
- Estocolmo, Suécia
Demonstração da Greve pelo Clima passando pela Casa da Nobreza hoje cedo em Estocolmo.
- Glasgow, Escócia
Céu de Glasgow
- Belfast, Irlanda do Norte (Reino Unido)
Multidões dentro da Câmara Municipal vistas do palco
- Lisboa, Portugal
Greve Pelo Clima na Assembleia em Lisboa, hoje
- Sydney, Austrália
- Melbourne, Austrália
Participação massiva na Greve Pelo Clima em Melbourne
- Dublin, Irlanda
Uma vista das multidões... Manifestantes da Greve Pelo Clima se reuniram na Praça Merrion, em Dublin
- Uganda
Uganda saiu às ruas em prol da Greve Pelo Clima, maravilhoso
- Bruxelas, Bélgica
O futuro é a Europa. Participação massiva em Bruxelas
- Hamburgo, Alemanha
Dezenas de milhares saíram às ruas de Hamburgo para pedir por ações em prol do clima. Não há um planeta B, não há tempo a perder. Por favor, ouçam as convocações deles.
Contagiando o mundo
Mais de 800 eventos estão marcados somente nos EUA. Já na Alemanha, devem acontecer 400 encontros nas ruas. Diversas nações africanas aderiram à ideia, sem contar os países da União Europeia, que serão tomados por protestos durante a eleição para o Parlamento Europeu, que ocorre entre 23 e 26 de setembro.
Quem inspirou a Greve Global Pelo Clima?
A jovem ativista sueca Greta Thunberg, que tem apenas 16 anos de idade, foi a principal inspiradora da iniciativa que tocou o mundo. A garota sueca inventou o movimento Sextas-Feiras Pelo Futuro. Toda sexta-feira, Thunberg perde aula e se senta em frente ao Parlamento da Suécia, em Estocolmo, com cartazes e sempre disposta a conscientizar os políticos para que tomem responsabilidade pelo o que está acontecendo no clima mundial.
#ClimateStrike
Já são mais de 541 mil tweets com a hashtag #ClimateStrike, que está sendo usada mundialmente e ocupando o topo dos assuntos mais comentados no Twitter hoje, não só no Brasil, mas em o todo o planeta.