EUA e Índia realizarão exercício militar em novembro

Estes serão os primeiros exercícios militares envolvendo Marinha, Aeronáutica e Exército já realizado entre os dois países.
Sputnik

O presidente Donald Trump anunciou neste domingo (22) que os EUA e a Índia realizarão exercícios militares conjuntos chamados Tiger Triumph em novembro.

"Em novembro, Índia e EUA realizarão um primeiro evento tri-service conjunto. Muito em breve vários acordos de defesa serão assinados entre Índia e EUA para reforçar nosso relacionamento de segurança", disse Trump.

Enquanto anteriormente os dois países se envolviam em tensões militares, a Índia já havia realizado exercícios militares em larga escala apenas com a Rússia. Agora, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica da Índia e dos EUA agirão simultaneamente.

O chefe do governo indiano tem uma ampla agenda para discutir com autoridades americanas durante sua visita. A lista inclui comércio, tensões crescentes na Caxemira, relações com o Paquistão e cooperação econômica com Washington.

Trump se reuniu anteriormente com o primeiro-ministro paquistanês Imran Khan e manteve conversas, discutindo a situação na Caxemira, disputada entre os dois países.

Khan até pediu que o presidente dos EUA mediasse na disputa, mas a oferta teve uma reação controversa na Índia e no Paquistão. A princípio, Trump apoiou a ideia, mas depois decidiu que os dois países poderiam resolver o problema por eles mesmos.

Comentar