Passagens aéreas no Brasil tendem a baixar após entrada de empresa chilena, diz economista

A empresa aérea chilena de baixo custo JetSmart vai começar a vender passagens a partir desta terça-feira (24).
Sputnik

A JetSmart recebeu em setembro autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa espera transportar 100.000 passageiros no país durante seu primeiro ano.

A JetSmart opera voos na Argentina, no Peru e é a terceira maior empresa do mercado doméstico no Chile.

Para o economista Pedro Raffy Vartanian, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a entrada da JetSmart no mercado brasileiro é benéfica ao consumidor e pode gerar diminuição do preço das passagens aéreas.

"A entrada de novas empresas no mercado tende a beneficiar os consumidores porque a própria ampliação da concorrência tende a exercer uma pressão sobre os preços", disse à Sputnik Brasil.

Embora essa seja a tendência, segundo Vartanian, há um limite para a queda dos preços de passagens aéreas.

"A entrada de uma nova empresa tende a estimular a concorrência e esse estímulo faz com que os preços caiam, mas os preços também tem um limite para queda, a simples entrada da empresa no mercado não vai fazer automaticamente com que os preços caiam", ponderou.

Pedro Raffy Vartanian explicou que o preço de uma passagem aérea é determinado pela oferta e pela demanda, mas sobretudo pelo preço do petróleo e dos combustíveis no mercado internacional.

"A atividade específica de companhia aérea, ela é caracterizada por flutuação razoável nos preços das passagens aéreas, isso é, períodos de alta e períodos de baixa e isso se relaciona muito com os preços do petróleo no mercado internacional", completou.

No mês de setembro, por exemplo, os ataques nas instalações da empresa petrolífera estatal Saudi Aramco fizeram com que o preço do petróleo disparasse ao maior valor em uma década.

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