Os participantes da reunião ministerial da Comissão do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) em Nova York, realizado nesta quarta-feira, reafirmaram seu compromisso de preservar o acordo nuclear do Irã e de trabalhar para superar as dificuldades atuais em sua implementação, disse Federica Mogherini.
"Os participantes [da reunião em Nova York] lembraram que o JCPOA ... continua sendo um elemento-chave da arquitetura global de não proliferação nuclear e uma conquista significativa da diplomacia multilateral", afirmou Mogherini à imprensa após a reunião.
"Eles enfatizaram a importância da implementação completa e eficaz do JCPOA por todos os lados e confirmaram sua determinação em continuar os esforços para preservar o acordo, que é do interesse de todos", enfatizou.
Mogherini acrescentou que os participantes do JCPOA "continuarão trabalhando em conjunto com a unidade de propósitos" para tentar preservar o acordo nuclear com o Irã "sem ignorar os desafios".
"Não vou esconder que é cada vez mais difícil fazê-lo, e discutimos hoje [...] tentaremos seguir mantendo o acordo e superar as dificuldades que enfrentamos", afirmou a chefe da diplomacia da UE.