Nova espécie de crocodilo de 3 metros é descoberta em Nova Guiné (FOTOS)

Pesquisadores comparam esqueletos de crocodilos de regiões diferentes de Nova Guiné e descobrem nova espécie do animal com três metros de comprimento.
Sputnik

Desde 1928 já se sabia da existência de uma espécie de crocodilo nativa de Nova Guiné.

Mas agora os pesquisadores descobriram que eles possuem diferenças dentro da espécie, as quais os dividem em dois grandes grupos. O primeiro a analisar tal fato foi o pesquisador Philip Hall, já falecido, da Universidade da Flórida.

Nova espécie de crocodilo de 3 metros é descoberta em Nova Guiné (FOTOS)

No entanto, o trabalho de Philip não foi concluído em sua época e suas suspeitas permaneceram sem serem confirmadas pela comunidade científica.

Recentemente, dois pesquisadores, Chris Murray da Universidade do Sudeste de Louisiana e Caleb McMahan do Museu de Campo de História Natural de Chicago, ambas as instituições nos Estados Unidos, encontraram diferenças marcantes entre crocodilos do norte e do sul de Nova Guiné, publicou a revista Newsweek.

"Nós até podíamos apenas olhar um crânio que eles tinham aqui e dizer de que rio ele veio. Sendo assim, nossas análises fizeram um excelente trabalho em determinar de onde é cada um [dos crocodilos]", disse Murray.

Crocodylus halli

Além das distinções físicas, diferenças no comportamento dos animais também foram observadas. Os pesquisadores creem que isso seria fruto das condições distintas do ambiente entre o norte e o sul de Nova Guiné.

Nova espécie de crocodilo de 3 metros é descoberta em Nova Guiné (FOTOS)

Desta forma, a nova espécie de crocodilo, a do sul da ilha, foi batizada de Crocodylus halli, em homenagem a Hall, o pioneiro nas pesquisas da espécie.

Comentar