Às 11h05, horário de Moscou (05h05 em Brasília), a aeronave de reconhecimento eletrônico Lockheed ЕР-3Е Orion com o número 156511 decolou do campo de treinamento de Souda Bay, na Grécia, e iniciou ações de reconhecimento ao longo da costa ocidental da península. O avião sobrevoou a área em torno da Crimeia a uma altitude de cerca de seis quilômetros e a uma velocidade de 531 quilômetros por hora durante algumas horas.
14h15, horário de Moscou (8h15, horário de Brasília)
Além disso, um avião antinavio Boeing P-8A Poseidon, com o número 169332, decolou da base aérea de Sigonella, na Itália, e se dirigiu para o mar Negro. Por volta das 12h00 (6h00, horário de Brasília) começou o trabalho de reconhecimento. A aeronave sobrevoou diversas vezes a zona perto da costa sul e sudoeste da Crimeia. O voo durou mais de duas horas.
Visitas frequentes
Os aviões militares estadunidenses e de países da OTAN têm sido detectados frequentemente perto das fronteiras da Rússia – ao longo da costa da Crimeia, sobre o mar Negro e na região russa de Kaliningrado, bem como perto das bases militares russas na Síria.
Apesar dos apelos do Ministério da Defesa da Rússia, o Pentágono recusa-se a suspender as operações de reconhecimento junto às fronteiras russas.