Guerra comercial entre China e EUA traz 'instabilidade' para economia global, diz Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, responsabilizou o Brexit e a escalada da guerra comercial entre China e Estados Unidos pela desaceleração do crescimento econômico global e da Alemanha.
Sputnik

A chanceler fez o comentário nesta terça-feira (1) após agenda com líderes de instituições econômicas internacionais. O PIB da Alemanha recuou 0,1% no segundo trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018. 

"Chegamos à conclusão de que a economia global está em uma situação difícil. Todas as organizações preveem um crescimento mais lento. Vemos isso na Alemanha e em nossas previsões de desenvolvimento", afirmou Merkel. 

A chanceler alemã disse que "a instabilidade existente criada pelo conflito comercial EUA-China" prejudica a economia global, enquanto a incerteza sobre os termos da saída do Reino Unido da União Europeia afeta toda a Europa.

Pequim e Washington estão em guerra comercial desde junho de 2018, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu impor um aumento nas taxas de importação em produtos da China. Pequim revidou e foi criada uma escalada de tensão comercial.

o Brexit foi adiado e ainda não está claro quais serão os termos da saída do Reino Unido da União Europeia. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, defende a saída da União Europeia em 31 de outubro, com ou sem acordo com o bloco europeu.

Comentar