Pompeo publica FOTO do suposto petroleiro Adrian Darya perto da costa da Síria

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirma que o petroleiro Adrian Darya entregou petróleo a um navio perto da costa da Síria.
Sputnik

O secretário de Estado publicou uma foto onde se podem ver dois navios, um dos quais seria o Adrian Darya 1, perto da cidade de Baniyas, na Síria, onde se localizam instalações petrolíferas.

Apesar da promessa do ministro das Relações Exteriores do Irã, Zarif, dada ao Reino Unido de que o Adrian Darya 1 não forneceria petróleo para a Síria, agora está transferindo petróleo ao largo da costa da Síria. Será que o mundo vai responsabilizar o Irã se este petróleo for entregue à Síria?

Detenção do Grace 1

No dia 4 de julho, as autoridades britânicas do Gibraltar suspeitaram o petroleiro iraniano Grace 1 de violar as sanções da União Europeia contra a Síria. No âmbito da investigação do caso, a polícia deteve o capitão do petroleiro, o adjunto e mais dois membros da tripulação. Após mais de um mês, as autoridades do Gibraltar decidiram libertar o navio. O chefe-adjunto da Organização Portuária e Marítima do Irã afirmou que, após a libertação. O Grace 1 se dirigiria para o mar Mediterrâneo com outro nome, Adrian Darya.

Após alguns dias, os EUA emitiram um mandado de detenção do petroleiro Grace 1 devido a suposta violação das leis estadunidenses. Gibraltar não acatou o pedido de prolongar a detenção do Grace 1, citando as diferenças entre as sanções estadunidenses e europeias contra o Irã.

Na noite de 19 de agosto, o Grace 1 abandonou as águas de Gibraltar. No início de setembro, o representante oficial do Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que o petroleiro Adrian Darya vendeu o petróleo estando em alto mar. Segundo ele, atualmente o navio permanece junto ao litoral do mar Mediterrâneo.

Comentar